Aqui tem mais!

domingo, 3 de novembro de 2013

Diário de Bordo - Istambul


Contemporânea e conservadora. Istambul é feita de contrastes e fronteiras. Divida pelo passado e pelo presente na ponte que liga a Istambul Moderna a Istambul Antiga e pelo estreito do Bósforo e sua ponte (na foto abaixo) imponente que a noite se ilumina e sinaliza que de um lado estamos na Ásia e do outro na Europa.

Ao fundo a ponte do estreito do Bósforo.

 A religiosidade está por toda parte,as mesquitas e suas torres imponentes podem ser vistas de longe e de todos os lados, especialmente na parte antiga de Istambul. Pelas ruas as mulheres transitam apressadas e quase sempre acompanhadas, com seus cabelos cobertos por lenços coloridos ou com o tradicional xador, aquele que cobre o corpo todo e deixa só os olhos visíveis atrás dos panos negros.



Em frente a uma das dezenas de Mesquitas.

Os turcos horam a fama de serem bons de negócio. Não há como não entrar em uma loja sem chorar um descontinho. No meu primeiro dia, já sabendo desta fama, fui comprar pashiminas. A primeira que gostei custava 20 liras. Uns 20 minutos, muito choro e negociação saí da loja com 3 pashiminas, incluindo a primeira que gostei, pelas mesmas vinte liras e um beijinho na bochecha do vendedor.

Tradicionais "loxinhas" turcas.

Eu tinha uma grande expectativa em conhecer o Grand Bazaar. E comprovei novamente que, a expectativa é a mãe da frustração. O bazar tem muitas lojas e lindas mercadorias tipicas turcas como as jóias, as luminárias e claro, as pashiminas. Além de réplicas de bolsas, roupas e sapatos de grifes famosas para todos os gostos. Os preços não são os mais atraentes, talvez por ser uma região muito turística. Não dá para aceitar a primeira oferta e para fazer bons negócios é imprescindível que se leve tempo para negociar, dinheiro para comprar e muita paciência para transitar pelos labirintos do bazar. A comunicação não é difícil, a maioria dos vendedores fala alguma coisa de inglês e como são bons de lábia, sempre sabem alguma frase em espanhol e até português.

Tratando de "negócios" com direito ao tradicional chá turco.

No meu roteiro faltaram diversos lugares que eu gostaria de ir, como a Mesquita Azul, ah dizem que a noite de Istambul é super agitada, mas esses programas ficarão para uma próxima oportunidade.
A cidade tem um eficiente serviço de transporte público, uma espécie de metrô que liga a Istambul Moderna a Istambul Antiga por 3 liras. Cada lira vale um pouco mais de 1 real. O metrô já vem sinalizado com os principais pontos turísticos como o Grand Bazaar e o porto.



Minha despedida da Turquia foi no deck 7 do navio, com a cidade iluminada ao fundo e um gostinho de quero mais!


By by Turquia!


Me segue no Insta @Niquinazer e acompanhe pela hashtag #diariodebordodaNiqui os clicks de onde tenho passado!