Aqui tem mais!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sobre vandalismo e preconceito!

Mais de 100 mil argentinos na capital gaúcha hoje. E como em qualquer lugar que mistura, multidão, álcool, euforia e competição, muitos e lamentáveis incidentes. Todos os argentinos não prestam?

Abertura da copa, protestos pelo Brasil inteiro. Incontáveis atitudes de vandalismo, quebra quebra, confronto com a polícia, destruição de patrimônio público e privado e todo isso noticiado para o mundo inteiro. Todos os brasileiros são vândalos?

Jogo Itália x Uruguai, o uruguaio Suárez dá uma mordida no ombro de um jogador do time adversário. Todos os Uruguaios são agressivos? 
Pois é, as respostas você sabe.

Tenho lido muitas críticas as más atitudes de alguns torcedores hermanos, ocorridas hoje em Porto Alegre e estou aqui lamentando. Não há o que justifique agressão e vandalismo. Mas muito pior do que condenar estes lamentáveis casos isolados, é generalizar, uma nação inteira por conta disto. Os argentinos são tão bem vindos ao nosso país quanto nós somos ao deles. Assim como por conta de grupos de vândalos, que aparecem em manifestações nas nossas capitais, onde infelizmente Porto Alegre é sempre uma destas cidades. Não é sinônimo de um  Brasil de vândalos. Atitudes de estrangeiros, sejam eles argentinos ou não, também não são sinônimo de uma nação de vândalos!

Vandalismo, agressão, roubo e todos os tipos de incidentes são condenáveis sim. E tão condenável quanto isso é o preconceito em generalizar o que quer que seja. Somos contra o preconceito na hora de defendermos um dos nossos ao postarmos fotos com bananas nos dizendo macacos. Mas na hora de generalizar um país inteiro por atitudes isoladas, somos é hipócritas.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O que é qualidade de vida?

É engraçado, que até pouco tempo atrás, todo mundo queria ser rico. Hoje todo mundo deseja a tal qualidade de vida. Bem como tv de tela plana, marcar presença em festas badaladas. Comer em lugares caros. Ou ter um bom estoque de produtos industrializados, macarrão instantâneo e bebidas na dispensa. Ter a roupa da moda, a roupa de grife e a roupa nova para o final de semana. Bem como a bolsa, o sapato, o relógio e todos os outros itens que vendam uma boa imagem pessoal. Todo mundo quer qualidade de vida, e quer também o carro do ano, um telefone de última geração para estar conectado a tudo e a todos em tempo integral. Todo mundo quer qualidade de vida e um cartão de crédito sem limite.

Se você pensa que qualidade de vida está relacionada com algum desses exemplos acima, não quero te decepcionar, mas você não sabe de nada. Relaxa, não vou chamar você de inocente.

Qualidade de vida nada tem a ver com acúmulos materiais. O moderno não é ter uma tela plana do tamanho da janela da sala de embarque do aeroporto. Mas sim, não ter televisão. Estou falando sério. Noticias podem ser lidas nos jornais, filmes no cinema e pela internet. E se você quer ser entretido liga o som, coloque um disco para tocar e dance no tapete da sala. Outra excelente opção é abrir um livro.

Carro é um facilitador da vida moderna. E com os incentivos da indústria automobilística, todos podem adquirir um. Mas ele também é a peça fundamental para a contribuição naquele inferno chamado trânsito. Troque-o por bicicleta ou uma boa caminhada. Faz bem para a saúde, e em alguns casos, você pode até chegar mais rápido. É uma delícia caminhar e descobrir novos  lugares,  ou aqueles que até então eram só vistos de longe.

Antes de comprar uma roupa, reflita se ela realmente é necessária. A moda e a mídia criam nas pessoas a necessidade de consumo por coisas que elas não precisam de fato. E vendem a ideia de que aquilo que estão usando, dão status e as tornam interessantes. Estar bem vestido é importante. Mas tão importante quanto isso é a consciência da necessidade do consumo. A grande maioria não compra porque precisa. Compra por prazer. Para expor, para colecionar, para acumular e fomentar a indústria da moda. Considerando que, ser interessante, elegante e atraente, são características de comportamento e não podem ser compradas. Logo, não são as roupas que tornam as pessoas melhores.

A vida noturna bem que diverte, especialmente quando for esporadicamente com um bom grupo de amigos. Já a constante vida noturna, regada a álcool, má alimentação e pouco sono, é excelente para quem quer envelhecer mais cedo. Há quem busque isso como diversão, e há quem use como preenchimento de uma vida vazia.

Viajar é importante, o mundo vai muito mais longe do que a vista da sua janela. Viajar enriquece a biografia. Ir para lugares em meio à natureza recarregam a alma. Viajar para conhecer novas culturas torna as pessoas menos preconceituosas. Viaje. Desbrave o mundo. Cruze fronteiras. Aprenda novos idiomas.  Ah, o mundo vai muito além dos destinos de compras e das praias com festas badaladas.

Tem gente por ai querendo ser rica. Mas é tão pobre que pensa que qualidade de vida é um conjunto de itens que podem ser comprados.  Pare de comprar. Quanto mais se compra mais lixo se produz. E o lixo vai pra onde mesmo?
Minimize-se. Simplifique-se.
Deixe o carro em casa. Aprenda a descobrir novos caminhos e administrar de outra forma o seu tempo. Descubra o valor dos alimentos frescos e feitos em casa. Plante e consuma aquilo que veio do seu quintal. Desconecte-se. Não deixe todos os seus passos registrados nas redes sociais. Ao invés disso, compartilhe boas ideias. Leia mais. Ler e vivenciar são as melhores maneiras de adquirir conhecimento. Qualifique-se e invista também em aprender novas atividades. Tenha e pratique um hobbie. Lembre-se que atividades físicas são vitais para a saúde, o corpo e a mente.  Não cultive ressentimentos, rancor e inimizades. Cultive o respeito, a tolerância e o bom humor. Exercite a sua paciência com as limitações dos outros, da mesma forma que precisarás que os outros sejam pacientes com suas limitações. Estimule sua criatividade. Insira o contato com a natureza na sua rotina.

Qualidade de vida não está relacionada a poder aquisitivo. E sim com a riqueza de saber viver em um mundo com bilhões de itens em oferta, e optar em ter simplesmente aquilo que não pode ser comprado.


quinta-feira, 12 de junho de 2014


domingo, 8 de junho de 2014

Cataratas do Iguaçú


Um dos principais destinos turísticos do Brasil, que é divido amigavelmente com Argentina, as Cataratas do Iguaçu é um passeio imperdível para toda a família. Trata-se de  um mergulho na natureza, em uma área de mais de 600 mil hectares, de floresta Atlântica, além de uma rica fauna e flora. 
Vamos a visita!


 Chegando no parque já com o ingresso na mão. Você pode adianta e comprar por aqui. Se você for brasileiro lembre-se de levar a sua identidade, pois para nós o ingresso é mais barato!



Pensa em uma paz e um cheirinho de mato! É aqui!



 Saindo do espaço ao visitante você pode tomar o ônibus que o levará ao inicio da trilha! Detalhe, todos os ônibus são lindos assim, com imagens da fauna local.


Já no primeiro mirante, onde podemos avistar as lindas quedas do lado argentino. Já dá aquela sensação de UAU!

            Com o dia ensolarado foi um festival de arco-iris para todos os lados!

Vendo as quedas beeem de pertinho! A natureza não tem explicação!

No final da trilha há um elevador panorâmico onde podemos chegar a outro mirante que nos proporciona esta vista aqui! Mais uma vez, UAU!


Saindo do elevador você já pode se dirigir ao estacionamento para tomar o ônibus que o levará de volta a entrada do parque!


Dicas extras:

- As capas de chuva são essenciais se você deseja ir até a "garganta do diabo". Na entrada do parque elas são muito mais baratas que lá dentro. Já garanta a sua na chegada.

- Use roupas e calçados impermeáveis. Tênis só de for de couro, caso contrário seus pés podem voltar encharcados.

- Dentro no parque há diversas lanchonetes. Porém, esteja atento, os quatis estão por toda parte e eles literalmente roubam sua comida! Se você duvida, dá uma olhada nesse vídeo!




E como nada é tão bom que não possa melhorar. Quando a gente chega em uma cidade turistica sempre precisa de uma ajuda. E eu super indico a empresa de receptivo que tivemos em Foz. A Brasil Das Águas Tur oferece um serviço excelente. Desde os traslados para o aeroporto. Ao guia exclusivo que me pegou na porta do hotel e me acompanhou no passeio. O serviço é super eficiente e os guias super atenciosos.


Deixe serenar




A paixão passa. A verdades aparecem. O que é quente, esfria. O vento forte leva. A dor acalma. O pranto silencia. A alegria, dura pouco. Que a serenidade e o equilíbrio permaneçam e sejam constantes!