Aqui tem mais!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pra que poupar coração?

Eu sempre acreditei que a liberdade é o complemento do amor. É possível ser feliz sem viver em uma gaiola. Estar perto não é pré requisito para estar junto.
Ficar junto de verdade não é prender a ave na gaiola, é voar lado a lado. Ficar junto de verdade não é manter o peixe no aquário, é nadar junto com ele.
Sentimento não conhece fronteira e coração não entende de geografia. Quando se gosta de verdade tem que sair das linhas que delimitam nosso mundinho particular e se arriscar a voar mais longe.

Difícil não é gostar de alguém. Difícil é confiar. Ter em quem confiar é raro e precioso. Difícil é ter coragem de fazer com que o coração fale mais alto que a razão. Difícil é fazer com que o caminhão da ansiedade não nos atropele. Difícil é deixar que as coisas fluam, como um rio de águas calmas.

E se ao invés da fuga houvesse a tentativa de ficar? Se ao invés da dúvida houver a clareza do diálogo? E se ao invés de pensar em uma maneira de sair sem que ninguém seja lesionado se buscasse uma maneira de ser feliz junto?
Nós ainda não sabemos para onde vão as oportunidades que deixamos passar. E talvez seja por isso que dizemos não. Cada oportunidade que perdemos é como se criasse um pouco de ferrugem naqueles botõezinhos responsáveis pelas luzes coloridas, pela magia, pelo brilho, pelo friozinho na barriga e por todos os efeitos especiais das nossas vidas.

As vezes a gente se contenta com o morno e fica com receio de aumentar a temperatura. Morno não traz calor a vida de ninguém. Andar em cima do muro não leva ninguém a lado nenhum. É preciso pular de lá de cima e correr o risco de se machucar, a ferida da tentativa não é mais forte que a tormenta da duvida. É preciso apostar. É necessário tentar, mas de verdade, para não poupar coração, para não conter a emoção e nem esconder sentimentos. Tem que se entregar, mergulhar, desvendar, sentir as dores e as delicias de viver uma história ao lado de alguém, principalmente quando nós melhor do que ninguém sabemos o quão especial aquela pessoa é.


Ah, eu não sei para onde vão as oportunidades que perdemos, mas certamente alguém mais preparado ou simplesmente mais corajoso que nós pode passar de mãos dadas com ela na nossa frente com um sorriso estampado no rosto e ambos gozando de plena satisfação.
Poupar coração talvez sirva para isso!



2 comentários:

  1. Perfeito Niqui... Como tudo que escreve!
    Me lembrou até a canção interpretada por Nana Caymmi: 'Eu quero amar demais
    Sem poupar coração
    Que pra mim o amor que apraz
    É uma louca paixão
    Um amor só satisfaz
    Além da razão...'

    ResponderExcluir
  2. Ai que saberia essa menina! Com esse texto me faz reforçar mais ainda que a racionalidade e a inércia sentimental não valem a pena.

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!