Aqui tem mais!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

10 mil dias


Ele pediu o meu endereço "magnético" para me mandar um e-mail e disse que se eu respondesse ele contaria mais sobre sua vida na fazenda. E assim fizemos. Menos de um mês depois eu estava respondendo o e-mail que aquele querido irmão de aproximadamente 70 anos havia me enviado. E claro, perguntei a ele como era sua rotina na fazenda. Poucos dias depois chegou a resposta e neste e-mail ele contou que as atividades já eram limitadas devido a fragilidade da saúde de alguém que já tinha muitos dias de vida.
Dias de vida? Me perguntei. Quem na vida contabiliza sua existência pelo número de dias?

Eu que não perco tempo para ideias inusitadas, imediatamente peguei a calculadora e multipliquei minha idade por 365. Deu mais de nove mil e oitocentos. Peguei o calendário e fui contando até onde fechasse dez mil. E minha conta manual encerrou no dia 20 de maio. Mas como nestes quase trinta anos tivemos alguns anos bisextos pensei que minha conta não estava muito precisa. Isso foi em janeiro deste ano  e para não correr o risco de esquecer esta data tão importante, tratei de colocar nos meus lembretes. Eis que saltou a informação na última sexta feira e casualmente neste mesmo dia uma amiga comentou de um site que faz o cálculo da quantidade de dias entre duas datas. E foi lá que eu confirmei que no dia de hoje completo dez mil dias de vida!

Se aniversário anual já causa reflexão, imagina a retrospectiva de dez mil dias!

Fiz um caminho de volta. Olhei para trás e encontrei todas as Nicoles que já fui e, observei todas as vias que me trouxeram até onde estou. Passei por muitas fazes e me livrei de coisas e pensamentos que não me levariam muito a diante. Para isso foi preciso mudar. Não só de endereço, mas principalmente de conceitos. E conceito não se muda assim tão fácil. Vai pela vivência, pelos erros, pelo superação do medo e pela auto experimentação.

Hoje encontrei uma fonte constante de felicidade chamada simplicidade. E isto faz com que qualquer piada inteligente e o sabor de um feijão novinho deixem meu dia mais especial. Subi alguns degraus e quando pensei que estava em cima, veio a vida e me deu um tombo. Tive que começar do zero a subir degrau por degrau, e isso foi a melhor coisa que aconteceu. Descobri que do chão eu não passo. Descobri que estava apegada a coisas que não possuía de fato e que levava uma vida de colheitas superficiais.
Cicatrizes, tenho algumas. Cicatriz é consequência de quem dá adrenalina a vida. Feridas abertas é que não acumulo.

Atualmente tenho me auto experimentado. Me propondo atividades e desafios jamais sonhados. Fui em busca de uma vaga em uma universidade, voltei a estudar. Ingressei em um curso que acima de tudo me formará como um melhor ser humano. Já conheci a sensação de voar ao saltar de parapente. Tive romances a longa e a pouca distância. Experimentei conhecer novos idiomas. Cortei várias coisas da minha alimentação. Tenho amigos espalhados pelo país inteiro. Escrevo, para compartilhar com ilustres desconhecidos minhas ideias. Tenho sido mais comprometida e pontual. Me policio para não alimentar nenhum tipo de mau pensamento. Aprendi que em 90% dos casos de coisas que não dão certo em minha vida, a culpa é unica e exclusivamente minha. Eu sou quem escolhe e eu também sou o resultado das minhas escolhas. Ressentimento? Por aqui não cabe não. Assim como o ciúmes. Aprendi que por mais que eu goste de algo ou alguém, a verdade é que elas são tão livres quanto eu. A lucidez, o senso de humor e o prazer em ouvir e plantar boas ideias são as características das quais eu mais me orgulho de ter.

 Daqui a 10 mil dias pretendo ser avó, para contar aos meus netos todas as histórias que tenho protagonizado. São muitas, e são lindas!


PS: Quer saber quantos dias de vida você tem? Calcule aqui!




Um comentário:

  1. Lembrei ao ver no facebook que teu aniversário é alguns dias depois do meu, tenho 10005 dias de vida. E concordando com o que tu disse, também conheci novas línguas, novos ares, novos povos, novos fusos horários, comi coisas diferentes, e ainda concordando contigo, achei o melhor investimento. T+ms/tsl+tp>v*tb=\dqcm. :D Se cuida.

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!