Aqui tem mais!

terça-feira, 6 de março de 2012

O que vem depois da despedida





O telefone toca e do outro lado da linha aquela voz alegre, de quem tem carinho e desapego.
Faltam poucos dias para embarcar. Novamente uma despedida. Mas, uma despedida consciente desde o primeiro momento. Aliás, não há muita novidade em despedidas. Elas sempre acontecem. Umas com data marcada, outras, quando menos se espera.
Somos todos passageiros, de locais, de situações. Por mais que tentemos, nada além da mudança é plenamente definitivo. Vamos nos reformulado e renascendo em novas configurações. Vamos refinando nossos gostos e adquirindo novos desejos. A cada passo vislumbramos um novo horizonte, que, vai nos fazer querer ir mais longe.

Em cada etapa haverão conquistas. E em cada ser que conquistamos no caminho, vamos deixar um pouco de nós e levarmos um pouco deles também, fazendo de nós um singular, cheio de plurais. A mochila de um bom passageiro tem que ir recheada de vivências, experiências, histórias e conhecimento. Isso tudo é o que mais fará diferença no final da viagem.

Em meu caminho foram incontáveis encontros e diversas despedidas. Já chorei, já pensei que fosse morrer de saudades, já desatei muitos nós na garganta e sobrevivi bravamente a todas essas situações.
Já coloquei pontos finais, mas descobri que a reticências é o melhor arremate para alguns casos. Algumas coisas não acabam, se reciclam e recomeçam.

Desejo a todos que estão de passagem em minha vida, que vão para bem longe ou que fiquem aqui perto, desde que para isso haja um bom motivo. Que atravessem o mundo, ou que dobrem a esquina, desde que estejam com um sorriso no rosto. Que partam, quando tiverem que partir e que saibam que as portas estarão abertas para quando quiserem voltar.

Já conclui que as coisas boas não tem prazo de validade. Elas podem ser bem curtas e se tornarem memoráveis pela intensidade com que foram vividas.


Depois das despedidas vem a saudade, o desejo de reencontro, as lembranças e mais do que tudo, a consciência de que todos nós estamos de passagem. A diferença está no que se vive no caminho
.





Um comentário:

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!