Aqui tem mais!

domingo, 16 de setembro de 2012

Antes do próximo capítulo!


Então, todas as emoções vieram parar dentro de mim. Eram 50 corações, cada um pulsando ou querendo parar de pulsar por um motivo. A mente fervilhava de idéias. O anjinho e o diabinho, cada um pousado sobre um lado do ombro querendo dar conselhos. Um dizia: seja forte, passe por cima dos detalhes. O outro dava potência aquilo que o anjinho via como detalhe. Até que Pssssssssssss! Silêncio! Parem todos! Saiam já daqui. Quero que fique somente a serenidade e a sensatez. Neste momento nem a razão nem a emoção são bem vindas, já que cada uma quer que seus interesses sejam priorizados.

E assim foi. Todos foram acalmando. Os 50 corações passaram a ser novamente um só, para cumprir com as funções vitais. As emoções e a mente foram serenadas. O anjinho e o diabinho voltaram para onde nunca deveriam ter saído. A razão e a emoção ganharam o dia de folga. Era somente a sensatez e eu. E juntas colocamos tudo no papel. Tudo o que incomodava, bem como o que era vital para a felicidade. Refletimos sobre nossos desejos e necessidades e concluímos que para ir mais longe é preciso aliviar a bagagem. Carregar muito peso deixa os passos mais lentos e reduz significativamente a disposição para seguir em frente. E não foi fácil escolher o que deveria ficar para trás. Há coisas que carregamos há tanto tempo, que nem sabemos mais o porquê de fato aquilo foram inseridas na bagagem. Carregar medo, só serve para tirar o espaço da constantemente necessária coragem. Quando se acumula rancor, só se colhe dores de cabeça e essas dores tornam a locomoção ainda mais lenta. É preciso se desprender do passado, para abrir espaço para as coisas novas do presente. Antes de seguir em frente é necessário olhar para trás, para ver se não ficou nada fora do lugar. Afinal, o mundo gira o tempo todo, e numa das tantas voltas que a vida dá, pode ser que alguma pendência do passado role para o futuro e se torne um obstáculo desnecessário.


Antes de decidir o roteiro dos próximos capítulos é necessário colocar todas as idéias no lugar. Medir as perdas e os ganhos consequentes das decisões que serão tomadas. Lembrar que a ansiedade, a pressa e a cabeça quente não ajudam ninguém a fazer escolhas inteligentes. Saber que a razão e a emoção são responsáveis por decisões diferentes e para isso é preciso serenar a mente e o coração. Nestas horas, a sensatez costuma ser uma excelente conselheira.

Um próximo capitulo só inicia de fato quando o outro já está encerrado. Não há como virar a página com os personagens do capítulo anterior ainda em cena. Felizmente nem todas as histórias vão terminam com “viveram felizes para sempre”. Pois o sempre, um dia acaba. Por isso, o melhor desfecho ainda é o “seguiram em frente” e para isso, é preciso aliviar a bagagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!