Aqui tem mais!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desmascarar-se




Recebi em meu email uma das mensagens mais nobres que já recebi nos últimos tempos! Tratava-se de um amigo* de longa data, dono de um gênio forte e um temperamento difícil, que acabara de ficar solteiro e o sofrimento que ele teve com o término deste relacionamento o fez perceber quem ele era de verdade. Separei um trecho para compartilhar aqui no blog:
“eu fazia as coisas sem pensar... e isso não foi bom.. não me agregou nada... ao contrario... perdi muitas pessoas que não queria... perdi muitos amigos que não queria... e nada do que eu fizer pode apagar o que eu fiz... são marcas... q ficam no nosso corpo.. nosso coração.. nossa mente.. nossa alma... eu to sofrendo muito e não porque terminei o namoro e sim pq eu vi no espelho a verdadeira pessoa q eu sou, um monstro...”
UAU! Forte né?! Fiquei muito surpresa com a coragem quase em extinção em admitir quem se é e entre outras confissões, pedir desculpas pelos estragos.

Passar por cima do orgulho, saber quem se é de fato, ter a nobre atitude de reconhecer um erro e pedir perdão por ele é algo que por bem ou mal todos nós iremos fazer um dia! Eu digo bem, pela conscientização e a livre espontânea vontade em agir. Já o mal é a consciência pesada pelas verdades ocultas, pela assombração das lembranças e do arrependimento. Se engana quem pensa que é fácil ser mais forte que o orgulho. Já falei sobre isso outras vezes, o orgulho é uma máscara que esconde alguém tão frágil que não tem coragem de torna-se a sua própria verdade. O orgulho é auto corrosivo, vai nos destruindo com o tempo.

Já dizia o sábio Mahatma Gandhi: “O perdão é virtude dos fortes, os fracos não perdoam!”
E tão divino quanto perdoar é, se colocar no lugar do outro e compreender o próprio erro e pedir perdão! Perdoar de coração e pedir perdão com sinceridade, é simples, basta exercitar a capacidade. A vida está em constante movimento, o destino prega peças que vão muito além da imaginação. O desafeto de hoje pode ser alguém capaz de salvar a nossa vida amanhã!

Não nascemos de máscaras. Mas infelizmente parece que é da natureza humana se mascarar. As máscaras são aquelas verdades que fomos descobrindo com o tempo e fomos ocultando por algum motivo. Mas não há máscara que nos proteja para sempre. Um dia nos olhamos no espelho, tomamos consciência de quem somos, abrimos os olhos para os estragos, nos vemos sós, ou vemos quantas pessoas expulsamos das nossas vidas para defender nossas razões. Um dia nos tornamos a nossa verdade e tudo o que parecia oculto se revela.

Fica ai, para mim, para ti, para ele, para todos, o bom exemplo de alguém que se “desmascarou”!
A VERDADE É ALMA GÊMEA DO TEMPO, UM DIA AS ALMAS GÊMEAS SE ENCONTRAM.
(Tomara que seja em tempo hábil para sanar os estragos.)







*Dedico este texto ao meu amado amigo Luiz Felipe, que autorizou o uso do seu nome e do email, e que faz questão de mostrar a quem quiser o quão importante (e difícil) é ter coragem para ser quem se é e reparar qualquer mágoa que possa ter deixado pelo caminho!

2 comentários:

  1. Fico muito contente em fazer parte dos teus textos, pensamentos e sonhos... Você é a amiga que eu sempre quiz e não é alguns km, que vai fazer eu deixar de gostar de você... Com certeza, a saudade vai ficar maior e o carinho que eu sinto por você vai crescer...
    Só posso agradecer a DEUS por ter colocado você na minha vida...
    Saiba que posso lhe dizer com todas as letras que EU TE AMO, do fundo do meu coração.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!