Aqui tem mais!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

13 dicas para fotos nas redes sociais!

Eu, fã incondicional de fotografia e daquilo que chamo de poesia urbana, que nada mais é que um olhar atento e poético sob as coisas do cotidiano resolvi fazer um "manual" para o álbum das redes sociais, já que atualmente 90% das fotos que tiramos tem este destino!

Divirta-se e faça bom proveito!


1 Não tire foto da pobreza. Em frente ao guarda roupa não é um bom cenário, foto na sala de casa com a bagunça aparecendo tampouco, foto no pátio com direito a roupas no varal e piscininha mil litros também não rola!

2 Se for fazer um ensaio ou um book, PASSE LONGE daqueles estúdios que oferecem cenários cheios de panos coloridos, chapéus, plumas, brincos de strass, carinha de boa moça com a mão no queixo, poses sexys e maquiagens carregadas com direito a batom cobre e sombras coloridas. Se você tiver fotos nesse estilo, por favor não divulgue!

3 Uma boa legenda também conta muito, por isso se não tiveres inspirado na hora não coloque nada. O nada a declarar muitas vezes é mais inteligente do que o óbvio. Ex: Eu, euzinha e aquela made in Mc Donald's "amo mto tudo isso", estão presentes no álbum de milhares de pessoas, não seja mais um, ponha a criatividade a solta ou se for postar uma frase que não é de sua autoria divulgue junto o AUTOR!

4 Cuide a postura na foto. Se for fotografar ao lado de outras pessoas não as abrace por cima (estilo time de futebol) e sim abrace pela cintura, todos aparecem e bem mais bonitos por sinal!

5 Se você esta pronto para a festa, se achando a oitava maravilha do mundo e for se auto fotografar cuidado para o "bração esticado" não ficar em primeiro plano com a cara lá no fundo. Se isso acontecer bata outra e outra até acertar. Caso não acerte edite a foto e corte o braço antes de postar!

6 Quando viajamos dificilmente resistimos aos tradicionais pontos turísticos, se na hora de fotografar você não tiver uma idéia que não seja clichê por favor não ponha uma legenda mais clichê ainda. Ex: Eu no Cristo. Paris-Torre Eifel. Pirâmides do Egito. Nós na plataforma de Atlântida.O individuo que estiver vendo sua foto provavelmente já sabe onde é o tal ponto turístico (mesmo que ele não tenha ido lá, ele dever google)

7 O título do álbum também é um sinônimo de criatividade por isso mais uma vez EVITE os clichês: Eu, Meu niver, Festas, Amigos, Família...Inove no título e surpreenda no conteúdo!

8 Essa é para os apaixonados de plantão:Um álbum com 99 fotos do casal e sendo que 90% destas tem legendas do tipo: Mozão, eu e meu amor, TI AMUUUU, amo pra sempre e essas coisas grudentas e SEM POESIA, É INSUPORTÁVEL. Certa vez vi um álbum neste estilo onde as legendas eram na lingua dos "aboboxonados" com declarações do tipo: moxinhuuu, guadadinhos, minha gatinha totosa... UIIIIII!Amor com poesia é muito mais gostoso! Te puuuxa!

9 Menos é mais. Se você descolou um "filme de 36 poses" para registrar aquela festa NÃO POSTE todas no mesmo álbum, com o mesmo modelito, no mesmo cenário e com as mesmas pessoas. Além de ficarem todas meio parecidas é super cansativo para quem vê (isso vale até para álbum de casamento). Faça uma coletânea das melhores. Eu tenho um álbum chamado Amostra Grátis que tem o mínimo de registros de cada "evento", preferencialmente um!

10 Cuide da sua imagem. Fotos de biquíni, sungas, lingeries sensuais são um passo para a vulgaridade. Se não é esta a imagem que desejas passar evite postar fotos neste perfil. Além disso os perfis clonados geralmente são dos donos dessas imagens "tentadoras".

11 Na festa: Largue o copo de cerveja antes da foto, principalmente se o mesmo for descartável. Evite fotos estilo amontoamento, com toda a caravana da alegria no mesmo click. Não tire fotos depois da 3 dose de destilado. Meninos não forcem os braços para parecerem mais musculosos e nem façam aqueles sinais com as mãos tipo, positivo, surf etc...Meninas não façam os dedinhos de paz e amor (ao não ser que você seja a Emma das Spice Girls) e não segurem a taça pelo "copo" e sim pelo pé!

12 Cuide a cor da imagem, principalmente quando a foto for tirada a noite, fica super escura e não dá para distinguir as pessoas e os cenários. Cuide também dos olhos vermelhos, todo computador tem um programinha com essa função para corrigi-los!

13 E por último aquela que para mim é a pior de todas: A FOTO NO ESPELHO. Peloamordedeooos, NUNCA se auto fotografe em frente ao espelho com a lente virada para o espelho, se for fotografar vire o visor para ele. Você vai conseguir se ver antes da foto e não vai pagar o king kong de ter a câmera aparecendo na imagem. Isso só é perdoável se você tiver menos de 13 anos, as crianças quando descobrem as câmeras tem essa tendência, mas se você ja passou dos 13 por favor não cometa esta gafe, poupe-se, poupe-me, POUPE-NOS!!!


Se você quiser dicas para nome dos álbuns, este post irá te ajudar Títulos Criativos Para Albuns de Fotos

E para os fãs de Slefie, corre e vem ver estas dicas: Dicas para uma selfie TOP



Espero que as dicas tenham ajudado de alguma forma. Se você se encaixou em algum dos itens acima não se ofenda, mas sim reveja seus conceitos.Não tenho o objetivo de desagradar (nem agradar), mas sim de mostrar meu ponto de vista. Agora vá lá pegue a câmera faça fotos novas, poste-as, capriche nas legendas e me manda o link, para que eu possa prestigiá-lo!!!

35 comentários:

  1. uhuu.. o tão esperado blog saindo do fornooo!!!
    ideias boas eu sei que não faltam nessa cabeça... agora é só passar pra cá!!!
    ;]

    bjo Ju

    ResponderExcluir
  2. Nossa.! quanta criatividade amigaaa! isso aí!
    sempre que der vou vir dar uma espiadinha ;)
    sucesso! hehehe beijaoooo

    Bruna Piumato

    ResponderExcluir
  3. Amiga Pentelha!

    Até que enfim, tornando público aquilo q nos q dividimos o dia a dia contigo já sabemos, tu é única e cheia de conhecimento e idéias só tuas!

    Esse é o primeiro passo para o Livro o primeiro de muitos! Tenho certeza!

    Comm muito orgulho, te adoro!

    Bjuuuuuz desta irmã q vai estar sempre acompanhando teu crescimento!

    ResponderExcluir
  4. gente.. vou lá ver meu orkut agora! quero estar dentro deste perfil hahahaha

    show, niqui!! parabéns pela criatividade!
    mega beijo

    ResponderExcluir
  5. OOia o preconceito pq eu tenhoo 12 anos e vc nao ,precisava fala de ois viuu !! brincadera ameii as dicas {mais poe mais }

    ResponderExcluir
  6. Legal!gosteei bastante,mais eu tenho fotos na frente do espelhoo!! xD vou tentar seguir as dicas ;*

    ResponderExcluir
  7. Muito boas dicas!!!
    Só gostaria que detalhasse melhor como tirar foto no espelho sem que câmera apareça!
    OBS.: Tenho mais de 13 anos! ^^

    ResponderExcluir
  8. u.u
    amei as dicas, falta apenas colocar a minha criatividade em ação, eu queria fazer mais um pedido, coloque mais dicas sobre os albuns do orkut, tipo como não sermos os capengas do orkut, quantidade de albuns, mais estilos de foto,tira duvidas, você é excelente em dar dicas, amei todas e obrigada por elas, eu tenho uma duvida, exclui um album do orkut com fotos minhas porque tipo, eu vejo a dos outros e acho a minha horrorosa, então eu gostaria que você me desse dicas sabe, de como tirar, estilos de roupa,acessorios e tal, e quantas fotos no maximo devemos colocar em um album proprio?
    - e alem disso eu vou dizer, conheço um pessoa que tem mais de um album que passa de 90 fotos, e o pior só tem fotos no espelho, a pessoa troca apenas a roupa, nem a cara muda --'

    Bem, obrigada pelas dicas nota 10 pra você !
    =D

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da maioria das dicas...só achei mei radical as vezes..principalmente no q se refere a tirar fotos no espelho.Eu acho q essa é uma daquelas coisas q n é uma das mais elegantes,mas q pegO,viro moda..ta em alta!...eu tiro vaarias!e são as mhas melhores fotos!Tbem tiro com o visor virado pro espelho,mas n tem como pegar o corpo todo assim..é isso aê!

    ResponderExcluir
  10. hmm, diquinhas legais :D
    mostra bem que casqueiragem não é legal, e dá ideias pra um orkut legal, criativo, diferente e que todo mundo veja. hm, acho que falta dicas para fotos, tipo ideias legais, e para nome de album e legendas de foto. beeeijos.

    ResponderExcluir
  11. sim obrigado valeu a dica kisse

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com vc,realmente vc leu meu pensamento isso fez com que confirmasse mais as minhas ideias...Da vontade de mandar esse texto paratodos os meus amigos do orkut shshsuhushushu
    Sera que eles nao se tocam???
    Bjo me liga

    ResponderExcluir
  13. gostei muito , vi pelas dicas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. gostei !!! tem umas dicas boas!! so que tem um grande erro!
    " não segurem a taça pelo "copo" e sim pelo pé!"
    esse ai e a mais pura falta de educação se segura pelo copo e coisa de gente sem noção
    sabe porque e questão de etiqueta !!!1
    e o maior mico fazer isso!!
    bjs !!se vc nao gosto do que eu disse procura em um livro de etiqueta
    adoreiiii o blog !

    ResponderExcluir
  15. Meu Deeus... Alguem no mundo me entende!!! Obrigada'

    Beijos Caroline Maia

    ResponderExcluir
  16. continuareii tirandoo ftoos no espelhoo haushaos || PS. O albuum éh meoo!! ;)

    ResponderExcluir
  17. ixiii ninguém vai gasta... shuashuahua

    ResponderExcluir
  18. nada a ver a ultima!
    esqueçeu de falar das pessoas que fazem 50 albuns com 2 fotos em cada um, e nada a ver essa de não poder tirar foto no espelho, :P

    ResponderExcluir
  19. olha , gostei muito das dicas , menos a ultimo acho q está errada eu faço curso de fotógrafo , e até fotografos profissionais costumam tirar foto viradas pro espelho , eu tiro varias e varias e gosto das minhas :DD

    ResponderExcluir
  20. Amei o blog , agora vamos ver se essas pessoas toscas acordao ne , pelo amor de deus.
    Muito bom o blog ^^

    ResponderExcluir
  21. Gostei das dicas, e tambem achei algumas dicas engraçadas.

    ResponderExcluir
  22. heheh falou tudo po ke eu ja vi
    sorte ki sou igual a vc
    vc tem ideias de legendas para fotos en paris?
    eu keria algumas
    pro meo albun eu moro em paris
    e keria legendas criativas
    beeijoones

    ResponderExcluir
  23. gostei de tudo, + principalmente da criatividade do nome p/ o album: Amostra Gratis!!!!

    ResponderExcluir
  24. affs gostei muito das suas dicas
    continuaa sempre assim vooc está
    de parabéns !

    ResponderExcluir
  25. Nossa amei!!
    vlw pelas dicas,mas a ultima acho nada a ver,é mt legal tirar fotos no espelho!
    BJOS

    ResponderExcluir
  26. puts acho que a daffanne leu mas n entendeu né kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  27. Adorei suas idéias

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  28. Qual o problema de foto no espelho? Se o cnário for bom e o espelho estiver LIMPO, não há problema algum...

    ResponderExcluir
  29.      Oi querida, eu adorei as dicas, mas devo dizer que meus álbuns são criativos sim, os nomes são tipo: frases de comunidades, trechos de músicas, e etc. Mas devo confessar que antigamente, quando comecei a usar o orkut, todos os nomes eram: euzinha, só eu, meu pai, minha mãe, minha tia, meu CACHORRO, e etc. Agora resolvi mudar! Não tem coisa melhor do que isso! Só uma coisa que eu não não concordo muito: qual é o problema das fotos no espelho? Eu tenho 14 anos, fiz esses dias, mas não vejo problema nenhum nessas fotos, acho que ficam muito bonitas, mas claro, se não for com exagero né?! rsrs ! Mas mesmo assim, gostei muito das dicas, e pode ter certeza que ainda vou mudar alguma coisa. Aaaah, e mais uma coisa, estou sempre renovando meus álbuns, mudando as fotos, substituindo as antigas, e etc. Isso também é muito legal, porque as pessoas enjoam de ver sempre as mesmas coisas, querem coisas novas, e sempre estou dando à eles isso! rs ! beijão! Beatriz

    ResponderExcluir
  30. mto bom...
    gosteii das dicas, vou praticlas mtooo
    wa'leu x:

    ResponderExcluir
  31. Nossa ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei seeu blog *-*
    essas dicaas foram mto úteis xD ..
    continue assim , sempre q pudeer voou dar uma passadinhaa poor akii .
    bjãao .. =D

    ResponderExcluir
  32. Algumas dicas são legais, já outras tiram completamente a espontaneidade das fotos. Daí é pesar se vc quer ter o ar superficial das poses prontas ou está mesmo afim é de mostrar toda a sua originalidade sem medo.

    ResponderExcluir
  33. Ótimas dicas. Para os amantes da fotografia, uma grande aula! Muito útil mesmo. Adorei. Bjus

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!