Aqui tem mais!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Planos para o fim do mundo!


30 graus, sensação térmica de 40. Isso não seria espantoso se estivéssemos em janeiro, mas estamos em agosto e no sul do país.

Pelo telefone e
la diz: me traz um biquíni!

Ele completa: 30 graus em pleno inverno, estou começando a acreditar que o mundo vai acabar!

Ela pergunta: Quais são os desejos que você quer realizar antes do mundo acabar?

Ele pensou em comprar o carro dos sonhos financiado. Já que não vai precisar pagar o financiamento optou em curtir a reta final motorizado em grande estilo. Ela tem o sonho mirim de atacar um supermercado e comer todas as guloseimas que tem direito. Há também  aqueles que marcaram a data do casamento, se o mundo acabar pelo menos não irão morrer encalhados.
O que poucos assimilam é o fato de o mundo já estar acabando.

As temperaturas aumentaram, parou de chover, as plantações de milho e soja secaram, a pequena safra vai para alimentação ou para a produção de combustíveis. Os animais ficam sem ração, os produtores não tem como alimentar suas criações. Criam valas e jogam milhares de pintinhos famintos vivos, sim eu disse vivos, lá dentro para serem enterrados antes que morram no criadouro. Gente, o mundo está acabando em pequenas parcelas.
E o que nós estamos fazendo para combater, reduzir ou tentar evitar o fim do mundo?

 Pode simplesmente ser que a natureza reaja conforme nossas ações. Como uma forma de defesa para que nos alertemos nas nossas atitudes e da fragilidade das nossas limitações. Fragilidade das nossas limitações porque estamos sempre morrendo. Se está frio “morri de frio esta noite”. Se esta calor “não aguento mais, to derretendo!” Nós cansamos fácil, temos uma quase morte a cada novo dia e aquilo que não está no nosso roteiro é o fim do mundo.

Pode ser que haja uma grande explosão. Pode ser que a terra seja invadida por uma chuva de meteoros que não são da paixão. Pode ser que todas as geleiras derretam e haja uma inundação gigantesca. E pode ser que não.

Esta história de fim do mundo é um fato que se consuma em pequenas doses, diariamente.  Fim do mundo é a não conscientização, é a não mudança de hábitos, é não buscar alternativas de consumo consciente, é não produzir bens duráveis, é o descarte de materiais desnecessários, é o não respeito a natureza e a industrialização excessiva. Ah, fim do mundo também é a falta de gentileza e respeito com o próximo. Afinal de que vale uma população de 7 bilhões de pessoas sem afetividade?

Dificilmente haverá um grande evento que formalize o fim do mundo. Uma pequena parte dele morreu hoje através de uma atitude ou de uma não atitude de cada um de nós em relação a ele.
Então pergunto, quais são os planos que você irá realizar, antes do mundo acabar?

2 comentários:

  1. Minha querida,pequena Nicole!Que emoção!Sou mãe coruja dos meus alunos,e a emoção e o orgulho de ter vivido teus primeiros passos!Sempre escreveste bem(fruta não cai longe do pé);me deixaram muito feliz!Ainda estou na ativa ,e te encontrar assim fortalecem meus ideais de professora e provam que vale a pena!Um forte abraço!Não te perco mais!

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!