Aqui tem mais!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sem noivado






Adoro casamentos! Adoro trabalhar em cerimoniais, adoro ler sobre o tema, adoro pesquisar em blogs matérias sobre o assunto. Sonho em um dia oficializar uma união com toda a pompa em circunstancia que mereço! Mas há uma coisa em toda esta atmosfera de festejos matrimoniais que eu não consigo digerir: o noivado! As romanticas, conservadoras e convencionais que me perdoem, mas se há uma coisa que eu não consigo concordar é com o estado civil noiva!
Concordar que o noivado é a união do desejo de futuramente constituir uma instituição chamada casamento. Porém acredito que a idéia original seja: “estamos organizando um casamento com data marcada” Mas infelizmente há quem fique neste estagio durante anos, a aliança cria teia de aranha na mão da jovem e nada acontece!
Quando alguém diz que está noiva meu cérebro traz a seguinte informação: pobre moça, está sendo enrolada! Imagino a tal moça fazendo enxoval de cama, mesa, banho e pratos e travessas duralex! Imagino o casal fazendo uma poupança para lua de mel em Porto Seguro enquanto constroem um conjugado de quarto e sala no terreno dos pais para terem seu cantinho privativo onde irão viver após o casório! Não consigo ouvir a palavra noivado sem pensar em uma coisa cafona!

Casamento envolve sonhos, envolve tradição, envolve glamour. Algumas noivas sonham com vestido, com a festa, com o cortejo, com a banda, com o buffet, pensam única e exclusivamente na cerimônia e esquecem que a partir do dia seguinte terão de dividir sua vida e viver sob o mesmo teto que o seu feliz eleito, sob os votos e juras da maior ironia da face da terra: até que a morte nos separe!

Liz Gilbert* diz que o casamento não foi feito para os jovens. Nós jovens somos ansiosos. Queremos chegar ao resultado final sem nem termos feito a equação por completo. Deixamos de nos auto conhecer para conhecer o outro. Nem sempre conhecemos a diferença entre casar e viver um casamento. Acredito que um ser está de fato preparado para se casar quando passa a pensar mais em compartilhar sua vida e sua história do que em ter que escolher entre seda e renda.

Ah e quanto ao noivado, espero que todos aqueles que desejarem, que sejam noivos e noivas em sua vida, mas em um único e memorável dia: aquele em que cada um se sentir maduro e convicto de que deseja viver um casamento. Vestidos de amor, com um sorriso no rosto e um brilho nos olhos para dizer o sim mais sincero de suas vidas!




*Autora de Comer, Rezar, Amar e Comprometida
**Imagem extraida da internet

2 comentários:

  1. Tbm sou dessa opinião! Nada de noivado de anos, na verdade nada de noivado, so organize o casório e case. Sem essa fase sem sentido ai do noivado no meio do caminho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei... sempre falei que só colocava a aliança de noivado no dia que fosse oficializar a data para amigos e familiares!
    um jantar dizendo "reserve a dia X na sua agenda".

    @melloiola

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!